segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BRINCANDO COM AS PALAVRAS


                         BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Ao lermos o texto “brincando com as palavras” entendemos que: “é preciso ler mais com os alunos, brincar com a linguagem, encenar com as crianças, fazer jogos dramáticos com elas a partir de histórias e poemas. Deixar-se contaminar, não procurar interpretá-la, tirar lição de moral, simplesmente ler, ler e brincar”. Todo esse material se constitui numa rica iniciação, cultivar envolver, brincando com a verdadeira arte das palavras este deve ser um dos princípios para uma ótima poesia.
               
                “Gênios admiráveis da arte mudaram o rumo das coisas e, com suas obras e pensamentos, nos fizeram sentir maior paixão pela vida, mais intenso orgulho pelos homens. Como seria viver o início deste temeroso século XXI sem a suavidade da música de Mozart, sem o elevo que nos traz a poesia de Fernando Pessoa, sem o exemplo magnífico que se espelha nas novelas de Shakespeare? Além deles, o mundo também caminha amparado pela segurança das invenções da ciência, pela modernidade com que a tecnologia nos sugere”.
                                                                                                           Antunes Celso; Casos e Contos, p. 8
Dentro do eixo linguagem oral e comunicação, são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. As crianças que vivem num ambiente rico em interação aprendem a demonstrar desejos, sentimentos e necessidades. O processo se inicia com gestos e pequenas rimas e se intensifica nas situações coletivas. O mesmo ocorre com a poesia: para atribuir sentido a essa prática, os pequenos têm que tomar contato com ela.
Concluímos que grandes educadores marcam seu tempo, e cabe a nos indicar novos caminhos com a mesma propriedade e segurança que deram os músicos poetas, e gênios da tecnologia. Temos que refletir sobre aprendizagem e garantir que a genialidade não pode se perder nos desafios de hoje para termos resultados amanhã.

                                   Andressa, Lisângela,Mônica e Rose

2 comentários:

  1. Olá pessoal,

    O grupo fez uma analise do texto proposto, trouxe para contribuição excerto de Celso Antunes, prosseguindo comentaram a questão sobre as implicações resultantes referente ao meio que a criança esta inserida, aqui voltado para a poesia.finalizando vocês apontam os possiveis caminhos, ou mellhor os possiveis "despertar" que podemos observar a partir da poesia.
    Retornando ao inicio do texto, acredito que ali esta registrado as possibilidades de trabalho com poesia com as series iniciais.

    Abraços a todas,
    Zezé

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, às blogueiras!!!
    O texto está muito interessante e apresenta com competência as possibilidades de se nossos alunos poderem efetivamente "brincar dom as palavras".
    Parabéns!

    ResponderExcluir